Eu e o Daniel nos casamos em dezembro de 2003, após quase 8 longos anos de namoro… Nesses 7 anos e 11 meses, nós fizemos pequenas viagens, para a praia, para a casa de nossas famílias, etc. Mas para fins de registros, vou começar aqui a partir do nosso casamento.
Início da vida,né, gente… Muito amor e pouco dinheiro… Mas não queríamos abrir mão da nossa lua de mel e optamos por ficarmos no nosso estado mesmo. Pra nossa sorte temos um belíssimo cartão postal no nosso “quintal”!
Foz do Iguaçu é uma cidade no extremo oeste do Paraná que faz fronteira com a Argentina e o Paraguai. Mas não é a tríplice fronteira que faz a cidade paranaense mundialmente famosa e sim suas belezas naturais: as Cataratas do Iguaçu!
Mas, calma! Uma pausa para contextualizar. A aventura já começou um pouco antes de chegarmos na cidade… O frisson já começou na saída de Curitiba, pois viajaríamos de avião!!! Hahahaha

Pra quem já nasceu nesse mundo globalizado e sem fronteiras talvez não tenha ideia disso, mas era uma vez uma época em que viagens de avião eram um luxo, para poucos privilegiados. Obviamente em 2003 as coisas já estavam mudando, mas ainda era uma coisa meio nova pra nós dois… Eu tinha 24 anos e era apenas a segunda vez que eu entrava em um avião…

Ok! Chegamos, casados, de avião, num hotel chiquezinho (pro nosso padrão, pelo menos) da cidade. Estávamos completamente deslumbrados! Passamos 5 dias na cidade, conhecemos as lindas quedas, a grandiosa usina de Itaipu, as encantadoras aves do Parque das aves e aproveitamos as comodidades do hotel. Só não atravessamos as fronteiras porque o desavisado do meu recém esposo viajou somente com a carteira de habilitação que, ATENÇÃO!, não é válida como documento oficial para fins de migração/fronteira!!!
SOBRE FOZ DO IGUAÇU
Historicamente, a região era habitada pelos indígenas Guarani. Mas a cidade começou a se desenvolver com a criação de uma vila militar, nos idos de 1880. Em 1914 foi criado o município de Vila Iguassu e, em 1918, recebeu o nome que conhecemos hoje.
Em 2025, estima-se uma população beirando os 300.000 habitantes, mas anualmente a cidade recebe cerca de 1,8 milhões de turistas!!!




Conhecida mundialmente pelas Cataratas, a cidade ainda abriga a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo, que abastece parte do Brasil e do Paraguai. A usina também é aberta a visitação.
O Parque Nacional do Iguaçu é, obviamente, a maior atração da cidade. Foi criado em 1939 e em 1986 recebeu o título de Patrimônio Mundial Natural, da UNESCO. Já as Cataratas, que ficam dentro do Parque, receberam o título de Maravilha Mundial da Natureza, em 2011!




Hoje, o Parque protege uma área de 185 mil hectares, riquíssima biodiversidade e espécies singulares da fauna e flora brasileira. A parte turística abrange, trilhas, mirantes, passeios de barco, de bike, observações astronômicas… enfim, opções para todos os gostos e bolsos…
Por fim, outra grande atração que visitamos foi o Parque das Aves, um local de 16 hectares de Mata Atlântica restaurada, dedicada a conservação milhares de aves e outras espécies.



Anos depois, em 2010, voltamos à cidade, já com nossos dois filhotes e em outra estação do ano. Fomos em julho, pegamos um friozinho e, embora o tempo não tivesse muito firme naquele final de semana, o inverno costuma ser mais seco e a vazão da água nas Cataratas acaba diminuindo um pouco. A paisagem tem algumas nuances diferentes, mas continua igualmente linda!

Enfim… Muitos anos já se passaram e com certeza a cidade tem muito mais a oferecer… Mas a natureza foi muito generosa e vale muito a pena conhecer essa riqueza brasileira!!! É incrível!!!
PARA SABER MAIS…
Se quiser saber mais sobre a cidade e os atrativos turísticos, acesse os sites oficiais:
Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu .

Aproveita e me conta!
Conhece Foz? Planeja conhecer?
Colecionando viagens e cultivando memórias…

Deixe um comentário